CUBA – WHICH CURRENCY SHOULD YOU TAKE?

Antes de mais, é importante saber que existem duas moedas em Cuba: uma para os cubanos e outra para os turistas. A primeira vale muito menos do que a segunda. Assim, temos:

  • o CUP que é a moeda nacional
  • o CUC – Peso Cubano conversível utilizado pelos turistas

A moeda utilizada entre os cubanos é o CUP, utilizada nas transações entre os locais no dia-a-dia. Vale bastante menos (um quarto) do que o CUC que é utilizado para transações entre cubanos e turistas. O que quer dizer que praticamente tudo o que fores comprar vai estar em CUC – os hotéis, os táxis, os restaurantes, etc. É possível que te depares com os dois preços no mesmo produto e deves, por isso, olhar sempre para o CUC para não te confundires.

Outra coisa a que deves tomar bastante atenção é ao troco. É possível que te devolvam a diferença em CUP e tu não vais querer receber apenas um quarto do que era suposto 🙂 É preciso prestar sempre atenção a isso.

Como distinguir o CUC do CUP? As notas em CUC têm imagens de monumentos e as notas em CUP contêm imagens de personalidades importantes da História Cubana.

CÂMBIO

Como funciona o câmbio e que moeda levar para Cuba? Eu costumo levantar dinheiro num ATM quando chego ao aeroporto de destino mas desta vez não correu bem. Isto porque as máquinas de câmbio não estavam a aceitar os meu cartões. A sorte foi uma amiga ter levado dólares americanos que também são aceites por lá. Mais tarde, levantei CUC’s num ATM no centro da cidade. O mais indicado é levar euros e trocar por CUC ao chegar na ilha numa casa de Câmbio ou no Hotel, por exemplo (O hotel em que ficámos hospedados – Nacional de Cuba – tinha serviço de câmbio). Devido ao embargo americano, o dólar americano é taxado a 10%, por isso sofre desvalorização quando convertido para CUC. Assim, é preferível comprar a moeda com euros do que com dólares.

CARTÃO DE CRÉDITO

Convém depender o menos possível de cartões. A verdade é que quase não existem ATM e são poucos os restaurantes com multibanco. O melhor é andar sempre com dinheiro. Não te preocupes porque Cuba é um país seguro. Como explico no meu TRAVEL GUIDE, éramos apenas 3 raparigas a viajar e nunca sentimos medo. (Claro que cumprimos sempre as regras básicas de segurança), como podes ler no post.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.