VISA
É exigido passaporte com pelo menos 6 meses de validade e visto de entrada. O visto é obtido à chegada, o aeroporto, com possibilidade de também ser solicitado online em www.ecitizen.go.ke.
ANTES DE VIAJAR
Certifica-te que tens todas as vacinas em dia e não deixes de fazer a consulta do viajante em centros especializados ou no Centro de Saúde da tua área de residência. É aconselhável fazer a profilaxia de prevenção contra a malária – assunto que deves discutir com o teu médico, de forma a avaliar os prós e os contras de tomar os comprimidos para a malária. De qualquer forma, deves usar SEMRE repelente, sobretudo a partir do entardecer (altura em que o mosquito da malária é mais activo) e deves dormir com rede mosquiteira em torno da cama. Deves levar contigo toda a medicação que precises de casa, não contes com todo o stock de medicamentos nas farmácias de lá. Deves evitar a ingestão de saladas e de água não engarrafada. Deves também evitar tomar banho em rios ou lagos de água doce, devido a doenças, parasitas e animais selvagens.
SEGURANÇA
Aconselho que fales com o teu hotel ou uma empresa especializada para que te possam providenciar o meio de transporte adequado. Todas as nossas deslocações no Quénia foram feitas em carros dos hotéis ou recomendados pelos mesmos. Deves evitar as carrinhas pequenas que funcionam informalmente como meio de transporte público, assim como moto-taxis.
Os parques naturais são, em geral, seguros, desde que se respeitem as recomendações dos guias.
Não senti medo nem insegurança em momento algum. Apesar de não se poder evitar todo o mal que nos possa acontecer, é importante tomar decisões e atitudes conscientes. Evitar andar nas ruas à noite, circular em automóvel sempre com as janelas fechadas e as portas trancadas. Não levar jóias, equipamentos de elevado valor nem outros objectos que ostentem e chamem a atenção.
MOEDA
A moeda local é o Xelim do Quénia. O sistema bancário é desenvolvido. As operações de câmbio são realizadas pelos bancos e hotéis e existem muitos ATM a funcionar em Nairobi, junto a agência bancárias. Os principais cartões de crédito são aceites pelos hotéis e operadores turísticos.
IDIOMA
Inglês e Swahili (para além da língua falada por cada etnia).
QUANDO IR
O Quénia tem um clima quente e húmido, sobretudo ao longo da costa. A época das chuvas abrange os meses de Abril a Junho e Outubro a Novembro. Os meses mais frios são Julho e Agosto (22º-24º dia e 12º-15º noite, em Nairobi). O resto do ano beneficia de temperaturas médias de 28º-30º.
É possível observar-se um grande número de animais em qualquer altura do ano, mas se o teu objectivo primordial na visita ao Quénia, é fazer um safari, então os melhores meses são Julho a Setembro. A alta temporada é de Dezembro a Março e de Agosto a Outubro – períodos em que os lodges e hotéis estarão cheios.
DICAS
- Leva uma cópia do teu passaporte. Assim podes deixá-lo fechado na tua mala de viagem ou no cofre do hotel.
- Não andes sozinho(a) à noite nas cidades principais nem nas praias.
- Não andes com muito dinheiro contigo.
- Não dês nas vistas enquanto turista. Toma sempre atenção quando estás na rua e informa-te no teu hotel/alojamento acerca das zonas a evitar na área.
- Respeita os costumes e cultura locais. Não tires fotografias de pessoas sem autorização prévia.
HAKUNA MATATA
Toda a gente te vai dizer que o filme O Rei Leão foi inspirado no Quénia: nas savanas, nos animais, no idioma. Verdade ou não, Hakuna Matata vai ser o que mais vais ouvir dizer por lá. Esta expressão significa “Relaxa”, “Não te preocupes!”, “Sem problema!” – Então já sabes: “HAKUNA MATATA”