10 COISAS QUE PRECISAS DE SABER SOBRE BEIRUTE

TRÂNSITO

Toma atenção quando atravessas a passadeira. A condução é super agressiva e o transito pode ser caótico. Se alugares carro, como nós fizemos, lembra-te que os sinais não são sempre para confiar e que, muitas vezes, a luz vermelha e verde são vistas como um sugestão, não como ordem. Toma atenção às motas.Vi imensa gente de mota sem capacete, sem a mínima noção de espaço e respeito pelas regras de trânsito. Prepara-te para muitas businadelas 🙂 Quando nos deram a chave do carro no aeroporto despediram-se com um “boa sorte”. 5 minutos depois percebemos porquê.

CHECKPOINTS MILITARES

É comum ver-se blocos de betão a bloquear uma estrada ou militares a patrulhar as ruas. Não te preocupes. Podes até pedir informações aos militares. Mostraram-se sempre prontos a ajudar.

CONTRASTES CULTURAIS

Mulheres de véu a passearem com outras vestidas com calções e crop-top, mesquitas perto de igrejas, edifícios com marcas de bombas ao lado de prédios de luxo. O legendário “neve e mar”, por oferecer a incrível experiência de fazer ski de manhã e ir dar um mergulho à tarde. Faraya – o popular destino de ski libanês está a apenas uma hora de carro das praias de Beirute (isto contando com pouco trânsito, claro!).

PASSAPORTE

Se o teu passaporte tiver um carimbo de entrado em Israel, a tua entrada no país pode ser negada, mesmo tendo um visa libanês. O mesmo pode aplicar-se a documentos emitidos na embaixada do país de origem em Israel.

NÃO HÁ TAXÍMETRO

Se precisares de apanhar um táxi, deves combinar com o motorista o valor da viagem antes desta começar. À partida, nos hotéis, podem dar uma ideia de quanto vai custar determinado trajecto.

RUAS SEM NOME

A maioria das ruas do Líbano não têm nome. Em Beirut, diz-se que, desde há uns anos para cá, é possível encontrar várias ruas e avenidas com nomes, e até encontrá-las em mapas. Mas fora de Beirut, isso não acontece com tanta facilidade. Os libaneses costumam orientar-se por pontos de referência.

OS CEDROS SÃO SAGRADOS

Considerado Património Natural da Humanidade, o cedro do Líbano possui uma enorme importância. Os últimos cedros do Líbano encontram-se numa reserva protegida. Algumas destas árvores remontam ao período anterior a Jesus Cristo. A reserva abriga os últimos exemplares desses cedros sagrados, alguns com 35 m de altura, e 15 m de circunferência. Os cedros do Líbano são o símbolo da bandeira do país.

CAPITAL TRILINGUE

Desde pequeno aprende-se árabe, inglês e francês. Os libaneses são capazes de falar árabe, inglês e francês numa só frase. Não te surpreendas com esta miscelânea de idiomas.

COMIDA

Os libaneses sabem desfrutar da boa comida. Nunca vi mesas tão cheias como aqui. Nunca sabia por onde começar. É muito típico, nos restaurantes tradicionais, que no final das refeições seja colocada uma bandeja de frutas gratuitas, em cima da mesa, bem como uma taça de um doce típico.

CUMPRIMENTAR COM 3 BEIJOS

No Líbano, cumprimenta-se com 3 beijos na bochecha. Isto é válido para o encontro e para o adeus.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.