Uma das cidades mais incríveis do mundo. Na vanguarda tecnológica, ao mesmo tempo que retém a alma tradicional japonesa. Apesar de misteriosa, é confortável, acolhedora e envolvente. Tóquio alberga a reputação de autenticidade, singularidade, modernidade que emergem da tradição, mantendo os valores e a cultura ancestrais sem perder a visão de futuro. O Japão merece muito mais do que apenas uma visita para nos mostrar a vasta gama de atividades e recantos, pelo que não podia ter tido uma melhor introdução do que viajar diretamente para a capital – Tóquio.
COSTUMES
Tóquio é muito agitada e movimentada, mas o povo é incrivelmente atencioso. Tudo está limpo, o chão da rua, o metro, as casas de banho públicas. E não há muitos caixotes do lixo (lê mais aqui) – é prática cada um levar o seu lixo na carteira até casa. As pessoas organizam-se em linhas retas enquanto esperam pelo metro ou comboio, ou pela sua vez de aceder às escadas rolantes. Por outro lado, os sons de casa de banho são mal vistos, pelo que a música de fundo numa casa de banho pública costuma estar a um volume elevado e há comandos na sanita que te permitem escolher de entre várias opções sonoras para que os outros não tenham de ouvir nada.
LIMPEZA
Uma das primeiras coisas que vais reparar em Tóquio é a falta de vandalismo: não há grafitis em nenhuma parede, em nenhum beco. Tudo está tão limpo, brilhante e cuidado que parece novo. É difícil encontrar pessoas sem-abrigo – eu não vi nenhuma, mas as poucas que existem moram em caixas limpas e chegam até mesmo a ter pequenos vasos de jardim a rodeá-los. Nenhum fragmento de lixo está espalhado na rua ou caído como lixo. Até ouvi dizer que aquela regra dos cinco segundos aqui se pode estender até cinco minutos. Se deixares cair alguma coisa ao chão, podes recuperá-la e comê-la que vai estar limpa, ah ah.
COMIDA
Para começar, Tóquio é um paraíso para os amantes de comida. Quem gosta de comer não vai conseguir lidar com tudo o que vai encontrar. Tóquio tem mais restaurantes com estrela Michelin do que qualquer outra cidade no mundo! Aqui vais encontrar comida que te vai mudar a vida. Tóquio é cara, mas há uma imensidão de restaurantes locais que servem ótima comida, onde podes comer por cerca de 10€. A comida em Tóquio é fresca, rica e deliciosa, e tem uma esmagadora quantidade de opções. A atenção e precisão que os japoneses trazem para a cozinha são incríveis; até mesmo o mais simples dos pratos é cozinhado ao pormenor. De fazer crescer água na boca 🙂
MODA
A moda millennial é um bocado mais divertida e atrevida do que nos EUA. É frequente ver-se adolescentes a fazer cosplay (figurino) para fazer alusão a uma personagem de banda desenhada, anime ou filmes. Vais ficar sobretudo impressionado no bairro de Harajuku, onde vais encontrar uma moda ainda mais alternativa. Isto no que diz respeito às camadas mais jovens, porque a moda japonesa adulta é muito elegante. Fatos, vestidos e saltos altos. As japonesas estão sempre impecavelmente vestidas. Na verdade, sempre tive fascínio pela sua forma de expressão traduzida no que vestem, pela sua corrente minimalista, monocromática, com um twist de descontração e conforto.
COMPRAS
Se não encontras em Tóquio é porque provavelmente não existe. Tóquio é uma perdição para os mais consumistas. Aqui vais encontrar tudo. Desde roupas de designer super cool a mini autocolantes de mil cores, brilhos e feitios. Vais encontrar um monte de coisas diferentes: umas giras e úteis, outras nem tanto – Tóquio é também ideal para te fazer gastar dinheiro em tudo aquilo que não precisas. Ahh, e prepara-te para as lojas vintage – de artigos de luxo ou não! De perder a cabeça… Não deixes de entrar nas famosas 100 Yen Shops, onde encontras tudo a 1€.