TÓQUIO – DICAS PARA A PRIMEIRA VEZ

 

Com uma cultura tão própria e diferente da ocidental, o Japão faz parte da lista de desejos de muita gente, e a verdade é que contactar com a civilização japonesa é uma experiência única e tão valorativa, que toda a gente deveria ter a oportunidade de a viver. Contudo, há que ter em atenção os seus costumes, educação e etiqueta, tendo ideia do que se pode fazer, dizer e do que se deve evitar. Curvar-se ao dizer olá e agradecer é a norma, assim como dar e receber coisas com as duas mãos. Quando se trata de pagamentos, o dinheiro deve ser colocado na bandeja de plástico que nos é fornecida, sendo dela que retiramos também o troco. Gorjetas? Nem pensar! Estranho, não é? Mas há mais:

  1. O significado dos gestos é muito diferente. Não apontes para pessoas ou coisas – é considerado rude.
  2. Verifica sempre a existência de sapatos à porta dos edifícios. Se os vires, descalça-te antes de entrares.
  3. Vénia. Fazer vénia quando se cumprimenta ou agradece é muito importante na cultura japonesa. É um ritual cheio de regras e etiqueta e, apesar de não ser esperado que os turistas façam ou compreendam a vénia, é algo que deve ser respeitado.
  4. Não assoes o nariz em público – é visto como um gesto ofensivo.
  5. Não fumes na rua. Podes mesmo ser multado. Existem áreas designadas para o efeito, apesar de poderem ser difíceis de encontrar – podes verificar online. Vais encontrar algumas na zona exterior das estações de comboio e metro e, para além disso, é possível fumar em muitos restaurantes.
  6. É muito fácil perderes-te nas estações de metro ou comboio. Garante que chegas com alguma antecedência. Os transportes chegam e partem com uma pontualidade irrepreensível. Não há atrasos. Raramente há erros. Tudo funciona!
  7. Numa escada rolante, posiciona-te à esquerda. É assim em todo o país, à exceção de Osaca, onde deves ficar à direita.
  8. Falando de WC, no Japão, as sanitas têm uma série de funcionalidades que estão à distância de um clique: assento aquecido, sons de descarga, bidé, spray, secador, desinfetante e muitas outras coisas. Ah ah, uma experiência a não perder 🙂 Não admira que 4% da energia consumida nas casas japonesas tenha origem nas sanitas.
  9. Não comas enquanto caminhas. É visto como má educação. Pega na comida e senta-te algures a comer, antes de continuares a andar. Esta regra só não se aplica a comida de rua.
  10. Marca a tua mesa naquele restaurante com antecedência. Os restaurantes mais conhecidos estão totalmente reservados quando tentas marcar mesa em cima da hora.
  11. Sorver noodles ou sopa é sinal de boa educação. Fazer aquele barulho irritante enquanto comes é sinal de elogio à comida, quer dizer que estás a gostar do que te foi servido.
  12. Toma atenção aos teus dedos e carteiras quando entras num táxi. Isto porque em muitos deles, as portas abrem automaticamente quando o táxi para e fecha quando entras nele.
  13. Não é comum encontrares pessoas que falem inglês na rua, mas há muitas indicações em inglês e quase todos os restaurantes têm menus com tradução.
  14. É muito raro encontrares caixotes do lixo nas ruas. Muito raro mesmo! Talvez se deva ao facto de as pessoas não comerem ou beberem enquanto andam. E não é por isso que as ruas deixam de estar limpas. Não há uma ponta de cigarro, um bocado de papel ou uma pastilha elástica no chão. Tóquio é incrivelmente limpa.
  15. Última e super importante dica: Compra um wireless hotspot quando chegares ao aeroporto. É fundamental para circulares na cidade sem te perderes. Podes comprar no aeroporto ou fazê-lo com antecedência pela internet e levantá-lo no stand de vendas à chegada.

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.