Em Junho, tive a oportunidade de ficar 3 noites no coração de Beirut, num dos hotéis mais icónicos da cidade. Uma viagem de 15 minutos desde o aeroporto leva-nos a Madame Curie Street, onde fica o Le Bristol Hotel. Aqui já pernoitaram ilustres convidados como Albert II, do Mónaco, Jacques Chirac, antigo presidente francês, e a princesa Dina bint Abdul-Hamid da Jordânia, entre muitos outros. Rapidamente tive a confirmação da fama do povo libanês: que é um povo que sabe receber. Senti que tinha chegado a casa.
Classicamente elegante e luxuoso, o Le Bristol Hotel é a personalização do refinamento intemporal, com um twist de modernidade e atualização a que os dias de hoje obrigam. O interior do hotel foi projetado pelo famoso decorador francês Jean Royère e foi atualizado em 2015 por Galal Mahmoud. O hotel tem 157 quartos, incluindo suítes, piscina, lounge oriental e restaurantes. Após a renovação em 2015, os quartos foram projetados para representar a história do design libanês.
Se ficares neste hotel, aconselho que faças o upgrade para o Hipster Floor. Localizado no terceiro andar, combina o estilo clássico com o moderno. Nas paredes, graffitis, frases que te levantam a moral, fotografias tiradas em várias cidades do mundo. Tudo numa miscelânea cool, única e moderna, sem deixar a classe de lado. Há um pequeno lounge com sofás, comida e bebida (cortesia) disponíveis a qualquer altura do dia. Existe, ainda trotinetes elétricas espalhadas pelo corredor deste andar, que podem ser usadas fora do hotel, para conhecer a cidade.
Na receção, foi-nos comunicado que íamos ficar na suite diplomática. Percebemos a razão para esta designação assim que o camareiro nos abriu a porta do quarto. Moderna e espaçosa, com cama king size, área de estar, closet e duas casas de banho. (podes consultar os destaques do meu Instagram para veres os vídeos)
Sou daquelas pessoas que precisam de um bom pequeno almoço de manhã cedo. Só a partir daí começa o meu dia. Por esse motivo, esse é um dos requisitos que mais tenho em conta quando escolho um hotel. E o que dizer do pequeno-almoço do Le Bristol? De ir aos céus. Super variado e completo, sem descurar o mais ínfimo pormenor. Não é à toa que este hotel é conhecido pela sua cozinha e pastelaria. O Les Gourmandises, afiliado ao hotel, serve doces e confeitaria. O próprio hotel oferece serviços de catering de alta qualidade.
A nossa viagem a Beirute tinha o propósito de aproveitar um fim de semana prolongado. Não no sentido de visitar todos os pontos turísticos de lés a lés, mas de desfrutar do sol, do bom tempo, viver a cidade, conhecer os costumes, provar a comida e sentir a energia da capital libanesa. Sem horários, sem destino, nem compromisso. Ao final da tarde, íamos para o terraço do hotel, ansiando pela água da piscina para refrescar o dia bem passado.
Beirute ficou na lista das cidades a revisitar. Ninguém fica indiferente à energia daquela cidade, à simpatia das pessoas, às mesas cheias de boa comida, à arte de bem receber. Acredito que, por onde quer que andemos, deixamos um bocadinho de nós e levamos connosco outro bocadinho do lugar. Esta viagem foi uma das maiores surpresas, e mal posso esperar por voltar. Até breve, Beirute!
*Estadia de cortesia*
Obrigada ao Le Bristol Beirut por me hospedar durante a minha estadia. As opiniões expressas são inteiramente pessoais.