Como chegar a Tóquio?
Várias companhias fazem voos directos desde a Europa. Tóquio tem dois aeroportos principais – Haneda Airport (HND) e Narita International Airport (NRT). Os dois operam voos internacionais, mas o primeiro fica mais perto da cidade, por isso, voando para Haneda, é mais fácil, rápido e barato para chegar ao centro. Aconselho fazer comparação de preços dos voos pelo skyscanner – é assim que faço sempre – depois marco a viagem diretamente no site da companhia aérea sugerida pela aplicação.
Idioma
Japonês. A maioria das pessoas não fala inglês, no entanto, nas ruas, shoppings e zonas turísticas há várias indicações escritas em inglês e grande parte dos restaurantes tem menu em inglês.
Atenção: a Linguagem corporal é bastante importante. Há gestos e expressões que podem ser consideradas ofensivos (Lê mais no artigo Tóquio: tips for your first time).

Moeda
Iene ¥
Qual a melhor altura para visitar Tóquio?
Tóquio pode ser visitada em qualquer altura do ano porque o clima é temperado, mas as melhores épocas são o Outono (Setembro a Novembro) e a Primavera (Março a Maio). Os meses de Verão são bastante quentes e húmidos e o Inverno não é muito agradável para passear. A estação das chuvas começa a meio de Junho e estende-se a Agosto, mas isto não deve ser impedimento para viajares, já que não chove durante todo o dia.
Quanto tempo é necessário para visitar Tóquio?
Se tempo e dinheiro não forem problema, podes ficar um mês em Tóquio sem te fartares, nunca vais sentir que estás a desperdiçar um dos dois. Mas e eu diria que 4/5 dias em Tóquio são o suficiente para conhecer a cidade. Há vários roteiros que incluem Kyoto e outras cidades, mas como estávamos limitados de tempo, acabámos por permanecer em Tóquio durante a estadia no Japão. Uma ótima desculpa para voltar não acham?

Onde ficar hospedad@ em Tóquio?
Tens imensas opções: Dos melhores hotéis do mundo com preços ao mesmo nível a imensos hotéis com preços aceitáveis que custam menos do que equivalentes noutras cidades desenvolvidas. Existe ainda a opção do Airbnb e os ryokan (pousadas tipicamente japonesas – mais frequentes em Kyoto)
Nós ficámos no Park Hotel Tóquio, localizado no 26º andar do Shiodome Media Tower, que fica num bairro empresarial com o mesmo nome. Está a uma pequena caminhada do Tsukiji Fish Market e do bairro Ginza. Com vista para a Torre de Tóquio, os quartos são ótimos, a comida deliciosa e o staff do melhor que já encontrei noutra parte do mundo.



Como Tóquio é enorme, convém ficar numa zona de fácil acesso aos pontos de interesse a visitar e, sobretudo, bem servida de transportes públicos. As melhores zonas para ficar são Shinjuku, a área de Tóquio Station, Ginza, Shibuya e Roppongi.
Transportes e deslocações em Tóquio
Apesar de Tóquio ser uma cidade enorme, é relativamente fácil e rápido chegar a qualquer lado. Isto tudo dado o sistema de transportes públicos – um dos melhores do mundo. O comboio e o metro são as melhores formas de locomoção. Compra os cartões recarregáveis pré-pagos (PASMO ou SUICA) nas máquinas de bilhetes da estação e usa-os para comboios, metros e autocarros. Existe em Tóquio e em muitas outras cidades. No metro de Tóquio não há caos (salvo horas de ponta); ninguém está com pressa, ou corre e empurra nas escadas rolantes. Há uma música característica que toca sempre que o metro ou comboio chega à plataforma.


Se a preguiça for real, apanha um táxi em vez de um uber. Ao contrário da maioria das cidades, em Tóquio, o uber é mais caro do que o táxi.
Onde comer em Tóquio?
Sushi:
- Tsukiji Sushisay Honten
- Yakichi
- Sushi no Misori
Carne:
- Hakushu teppanyaki – O restaurante mais popular para experimentar o Wagyu. É um restaurante de propriedade familiar localizado no bairro de Shibuya. A melhor qualidade de carne Wagyu pode ser apreciada com um autêntico estilo Teppanyaki. O restaurante é extremamente popular, por isso não faz reserva com antecedência!
O que fazer em Tóquio?
Deambula pela cidade. Há vários bairros que tens mesmo que conhecer: Asakusa (zona antiga de Tóquio), Golden Gai (zona de bares), Omotesando (coração da arquitectura moderna de Tóquio, onde estão localizadas as lojas de luxo), Shinjuku, Ginza e Harajuku (bairro alternativo, cheio de arte, moda e concept stores – o meu preferido).

Robot Restaurant
Uma das actividades mais turísticas. Algo que só vais encontrar em Tóquio. É uma espécie de espectáculo de robots, princesas guerreiras e monstros, com muita luz, muita cor e som nas alturas. – Não faz o meu género, mas para quem gosta de Manga e de experiências out of the box alternativas vai gostar. Apesar de o espectáculo ser dentro de um restaurante, opta por jantar antes ou depois do espectáculo. A comida é muito cara para a qualidade servida.
Senso-Ji Temple
O templo mais antigo de Tóquio. Localizado na zona histórica da cidade (Asakusa). Passa pelo icónico Kaminarimon Gate, segue pela Nakamise Street até chegares ao hall principal do templo. É uma oportunidade incrível por ser possível experimentar as tradições antigas japonesas, estando numa metrópole que se destaca pela modernidade.



Shibuya Crossing
Esta é a intersecção mais movimentada no mundo. Cerca de meio milhão de pessoas, por dia, atravessa aquelas passadeiras, vindas de todas as direções, ao mesmo tempo. É um lugar impressionante! Um lugar obrigatório em Tóquio.


Palácio Imperial
As excursões aos terrenos do Palácio Imperial devem ser reservadas com antecedência, mas o Imperial Palace East Garden está aberto a visitantes durante todo o ano.

Torre de Tóquio
Sobe à torre para teres uma vista de 360 graus da cidade. Há várias exposições nos diferentes decks de observação. Nos pisos de baixo tens um shopping, onde podes aproveitar para comprar alguns souvenirs.

Jardins Japoneses
É verdade que Tóquio é conhecido pelos arranha céus e pela agitação citadina, mas há oásis no meio de toda aquela confusão. Existem parques no meio da cidade onde onde se pode relaxar e respirar ar puro. Entrar naqueles parques é o equivalente a entrar num bolha de paz e tranquilidade. Apesar de a beleza natural ser uma constante durante todo o ano, as melhores alturas para visitar estes parques são as das cerejeiras (fim de Março e início de Abril) e do outono (meados de Novembro a início de Dezembro). Os meus preferidos: Shinjuku Gyoen, Yoyogi Park.




Tsukiji Fish Market
É o maior mercado de peixe do mundo e é uma das principais atrações turísticas em Tóquio. Aqui vais encontra centenas de restaurantes e lojas, incluindo restaurantes de sushi, mercearias, lojas de utensílios de cozinha e lojas de facas japonesas. Está localizado muito perto da área de Ginza, onde estão localizados vários restaurantes com estrelas Michelin.




Jantar com os Ninjas
No restaurante Ninja Asakusa, vais atravessar corredores sinuosos de madeiras, projectados para simular um antigo castelo japonês. A comida ótima: japonesa com um twist ocidental. A experiência vale muito a pena.



Comer, comer, comer: Wagyu, sushi, tempura e ramen. Por onde começar? Depois há uma infinidade de gomas, gelados e chocolates de sabores inimagináveis. Prepara-te para comer muito e para dar por ti sem saber o que escolher e a ter de tomar decisões difíceis.







Para mais informações sobre Tóquio, vê os stories em destaque no meu Instagram. Se quiseres perguntar alguma coisa que não foi referida nos posts ou fazer alguma correção, não hesites em fazer um comentário ou enviar-me mensagem
Beijinhos,
Sara